Escrever sobre a minha Família Petry é uma feliz e grata oportunidade de homenagear a todos aqueles que fizeram parte dessa história. Afinal, não somos hoje apenas um fruto das oportunidades, escolhas e esforços que fizemos ao longo da vida, mas, também, o que nossos antepassados, de alguma forma, direta ou indiretamente, nos legaram.
Ao mesmo tempo, conhecer a história de diversos personagens familiares também nos exige pensar e entender o contexto da época em que viveram, e assim traz uma rica oportunidade de reflexões sobre suas condições de vida dentro da história da Europa e do Brasil, nos despertando ideias e comparações sobre nossas próprias escolhas e condições de vida também.
A presente historiografia da Família Petry é limitada ao estudo do tronco principal de meus ancestrais diretos. Portanto, é natural que possam existir outros estudos sobre a Família Petry, abordando os demais ramos familiares, inclusive os que permaneceram na Alemanha.
O pequeno livro disponível pelo link abaixo conta as aventuras, dores e superações de meus antepassados, inclusive daqueles que imigraram da Alemanha para o Brasil. O livro descreve fatos familiares dentro de um contexto mais amplo, que passeia pela história da Europa até o fim das guerras napoleônicas, e acompanha fatos curiosos e surpreendentes da evolução política, jurídica, econômica e social do Brasil, desde a Independência do País até hoje.
O texto do livro é fruto de um trabalho de extensa pesquisa, elaborada com leituras e análises em diversas fontes documentais, e contém registros históricos de 323 anos da Família Petry. Serve não somente aos interessados na Família Petry, mas também atende aos leitores que desejam conhecer melhor como era a vida desses imigrantes, seus desafios e lutas, assim como um pouco do contexto histórico europeu e do Brasil nas épocas abrangidas pelo livro.
A pesquisa sobre a origem do nome da Família abre o livro, que depois inicia a viagem ao ano de 1700, onde traça os primeiros vestígios históricos a partir do nascimento de Frantz Petry no Sacro Império Romano-Germânico, indicando casamentos e descendentes, sucessivamente pelas gerações posteriores, descrevendo alguns fatos familiares ao longo dos séculos XVIII, XIX e XX.
Ao longo do texto há narrativas das circunstâncias históricas de casamentos, filiações, nomes, cidades ou localidades de vivência, trajetos percorridos, governos e outros fatos econômicos, jurídicos e sociais mais marcantes que afetaram a vida das gerações de membros da Família, inclusive contando a história da emigração de alguns deles da Alemanha para o Brasil, assim como descreve a sucessão de suas gerações brasileiras, desde a Colônia de São Leopoldo.
O e-book possui 40 páginas, cita mais de 80 nomes, revela fatos históricos interessantes, e seu texto é ilustrado com mapas, fotografias, bandeiras e brasões que ajudam o leitor a compreender o contexto histórico em que viveram diversos membros da Família Petry, na Europa e no Brasil.
Da geração brasileira mais moderna da Família do Autor (na parte do livro que explora os anos de 1849 em diante), é dedicado especial destaque à vida de Valentim Petry, Nicolau Petry, João Silvério Petry e Adalberto Nicolau Petry. Além disso, também destacam-se filiações e fatos das Famílias Caio e Dal Pian, e outras famílias também são citadas, ainda que muito brevemente, por terem criado laços de casamento com membros da Família Petry.
Boa leitura.
Um abraço, do Rodrigo Caramori Petry
Como citar este texto do Blog (ABNT NBR 6023:2018):
PETRY, Rodrigo Caramori. História da Família Petry. In Blog Jurídico do Prof. Rodrigo Caramori Petry. Curitiba, 20/10/2021 (atualizado em 19/04/2023). Disponível em: https://rodrigopetry.com.br. Acesso em: [inserir a data].
Como faço para ter acesso ao E-book?
Essa obra é maravilhosa, fiquei muito emocionado lendo, parabéns pelo trabalho.
Fiquei feliz em saber que fizeste esse livro.
sou Petry do RGS moro em Sanrto Augusto RS
Sou uma Petry de Santa Catarina. Mora em São José.